Dia 28 de Maio celebra-se o dia Internacional da Saúde Feminina, criado em 1987 com o objetivo de chamar a atenção para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde.
Existem doenças tipicamente femininas como a endometriose, a dismenorreia ou cólica menstrual, fibrose uterina, cancro da mama entre outras.
Os corrimentos vaginais também são muito frequentes na mulher e merecem especial atenção uma vez que, se por um lado podem ser normais e resultado da ovulação ou até gravidez, por outro, e dependendo da consistência, odor e cor, podem ser resultado de infeções.
A higiene íntima não é exclusiva da mulher, mas é nela que esta tem maior impacto e de quem mais se fala. A verdade é que, apesar de estarmos cada vez mais informadas sobre estes temas, ainda são muitas as mulheres que não têm cuidado especial com a sua zona íntima.
Prevenir o aparecimento de infeções e irritações, manter o pH da mucosa vaginal, prevenir o crescimento e/ou aumento do número de bactéricas patogénicas e diminuir odores indesejados são algumas das vantagens deste tipo de higiene.
Muitas vezes a mulher nem sabe o que realmente acontece na sua mucosa vaginal. Mas é muito simples. O pH vaginal varia entre 3,8 e 4,5. Ou seja, a mucosa vaginal é um ambiente ácido nas suas condições normais.
Mas este pH pode ser alterado com:
- Menstruação, gravidez, pós-parto, menopausa
- Uso de pensos higiénicos e tampões
- Uso de alguns dispositivos contracetivos
- Medicamentos como antibióticos, antidepressivos, isotretenoína, diuréticos
Para todas estas situações existem soluções disponíveis no mercado.
Eu como Farmacêutica, mas sobretudo como consumidora, aconselho os produtos Lactacyd® não só pela qualidade dos mesmos, mas também pela vasta gama de produtos que se adequam à necessidade específica de cada mulher.
É muito importante quando estamos a escolher o nosso produto de higiene íntima termos em consideração a fase de vida (sobretudo hormonal) em que nos encontramos. Também devemos evitar o uso de esponjas uma vez que é difícil garantir a total remoção de bactéricas e fungos das mesmas.
E não esquecer que este tipo de higiene refere-se à zona vulvar e perianal.
A lavagem vaginal "interior" será recomendada pelo seu médico.
Não estranhem se no mercado encontrarem produtos com pH ácido ou alcalino porque o tema da higiene íntima é de estudo constante. No entanto, será sempre benéfico escolhermos um produto o mais adequado possível às nossas necessidades e cada uma de nós deve ser capaz de avaliar o benefício de cada produto no seu caso individual.
Seguem-se outros produtos que também aconselho.
Para vos mimar, temos dois produtos de higiene íntima para oferecer! É só preencher o formulário em baixo no próximo dia 4 de Junho, as vencedoras serão contactadas por e-mail.